sábado, 6 de abril de 2013

A Arte de Pensar - Como pensar?


Pré-requisito (obrigatório): A Arte de Pensar

Autor: Gustavo Spina

Vimos no texto A Arte de Pensar que essa arte, por anos, tem sido equivocadamente praticada pela raça humana, e nestes últimos, simplesmente inutilizada. Porém como então, praticá-la corretamente, COMO PENSAR o mais autônoma e corretamente possível, criando assim uma personalidade única e coerente? Por não existir uma fórmula ou algoritmo que nos ensine, passo a passo, como fazermos isso, esse texto tratará do “como pensar”, por meio de dicas e de uma discussão bastante ampla do assunto.

O primeiro e mais imprescindível pré-requisito para que se pense de uma forma a qual as chances de erro sejam mínimas é a quebra de dogmas, paradigmas e preconceitos em seu amplo significado. Em uma sociedade muito bem definida, como a nossa, em quase todos os aspectos, com religiões e doutrinas, poder político, sistema econômico, legislativo e outras milhares características quase que imutáveis, é comum que, com alguns poucos anos de vida, já tenhamos uma coleção de dogmas inquebráveis e afirmações incontestáveis em nossa mente, que crescem exponencialmente à medida que o tempo passa. Estes são os verdadeiros e famosos preconceitos, presentes na cabeça de todo e qualquer ser humano.

Um PRÉ-CONCEITO, ou em sua forma mais comum, preconceito, em seu amplo significado, como a própria palavra já o diz, é um prévio conceito, sobre qualquer assunto, que já temos guardados conosco em nossa mente, que quase sempre generaliza e molda todo o assunto, fazendo-o caber dentro desse nosso único pré-conceito a respeito daquilo. Todos nós, seres humanos, somos preconceituosos, pois faz parte da nossa prepotência asquerosa, já citada em algum texto anterior, de acharmos que sabemos ou que somos capazes de saber e entender tudo. E parte desses pré-conceitos que temos desde criança, como parte intrínseca de nosso cérebro, são colocados em nossa cabeça por nossos pais, responsáveis, família, mídia, sociedade, culturas regionais e temporais, entre outras milhares de fontes de valores e informações, que nos fazem pensar de formas muito bem definidas, quando nem ao menos temos condição de entender ou decidir sobre como realmente devemos pensar e no que realmente queremos acreditar e seguir. Dessa forma, é nosso dever, a partir do momento que tivermos condição, questionar nossos próprios princípios, e a veracidade de toda e qualquer informação que chegou e que chegar até nós, por mais confiável que seja ou pareça ser a fonte que estiver emitindo a mensagem, a fim de minimizar pensamentos preconceituosos e questionar o que realmente é certo, errado, e o que é a VERDADE.

A verdade é um dos tesouros mais preciosos do planeta, e assim como todos os outros tesouros, poucos o possuem e o esconde o máximo possível, para que ninguém mais tenha acesso a tal preciosidade. E é por isso que a própria sociedade nos molda desde que nascemos, a não questionar, a tratar como verdades absolutas e incontestáveis, diversos assuntos que, quase sempre, nem ao menos entendemos, sem ao menos saber o porquê acreditamos tanto naquilo. E assim passamos toda nossa vida acreditando em tudo o que está escrito na Bíblia, no Alcorão, em tudo o que o governo e a mídia nos dizem através de jornais, revistas, televisão e todos os meios de comunicação em massa, entre outros milhares de exemplos. E mais ainda, acreditando também que aqueles que pesquisam e tentam provar o contrário, mostrando evidencias e muitas vezes fatos que comprovam a falsidade, ou que mostrem falhas de qualquer dessas religiões, doutrinas ou fontes oficiais de informação, de loucos ou conspiracionistas, sendo cego à toda a vasta gama de provas e evidências apresentadas, apenas pela comodidade de não pensar, de não mudar seu ponto de vista sobre tudo, de não ferir seu orgulho por aceitar que acreditou em mentiras durante toda sua vida.

Essa barreira, essa dificuldade intrínseca de questionar, de analisar, mudar seu ponto de vista, pensamentos e trabalhar as informações a fim de enxergar a possibilidade de serem ou não falsas, é também muito bem premeditada e propositalmente inserida em nosso cérebro, por nossos queridos governos. O flúor, elemento químico amplamente utilizado pelas indústrias químicas nos dias de hoje, começou a ser despejado em larga escala nos mananciais hídricos dos EUA, em meados de 1960, com o pretexto de reduzir o índice de cáries na população. E, devido ao sucesso desta medida, hoje pessoas do mundo todo, incluindo nós, bebem flúor em toda e qualquer água potável, ou pronta para beber. Todavia, uma simples pesquisa sobre os verdadeiros efeitos do flúor e de suas reações com outras substancias presentes em nossa água, nos remete aos reais motivos dessa medida, e o porquê realmente foi implantada em praticamente todo o planeta.

O flúor, na verdade é, comprovadamente pela ciência, através de diversos estudos que o leitor certamente encontrará em uma simples pesquisa, danoso ao nosso cérebro e às nossas faculdades mentais, tendo como consequências a perda de QI, principalmente das crianças, e a redução da nossa capacidade de resistir à dominação, através da narcose de certa parte do cérebro, tornando-nos assim indivíduos submissos à vontade daqueles que nos governam, tornando-nos assim cada vez menos questionadores, sendo incapazes de enxergar o quão tolos estamos sendo por defender, por toda a vida, valores e ideias sem ao menos questioná-las.

Um modo fácil de enxergar a magnitude da tolice de afirmar e defender, indo contra tudo e contra todos, alguma doutrina, dogma, superstição, pensamento ou crença, é analisando o local e a data de seu nascimento. Onde e quando você nasceu? Onde e quando eu nasci?

Partindo do pressuposto de que podíamos ter nascido em qualquer outro lugar do planeta, em qualquer outra época da história, todas as nossas atuais crenças, pressupostos e afirmações não passam de uma questão regional e temporal, não passam de uma questão probabilística, percebe?

Vou explicar melhor: Você, vivendo agora, nasceu em uma região e em uma época favoráveis para que você tivesse suas atuais crenças. Dizer que as crenças de pessoas de outra região, como o extremo oriente ou mesmo oriente médio, são completamente equivocadas, defendendo a veracidade das suas crenças, é uma grande tolice, assim como o muçulmano pensar o mesmo de você, ou o japonês pensar o mesmo do muçulmano, se admitirmos que qualquer um dos três poderia ter nascido no lugar do outro, e dessa forma, aprenderiam e defenderiam justamente as crenças, que hoje, afirmam ser completamente equivocadas.

Isso mostra que a verdade absoluta, o certo e o errado não são exata e unicamente aquilo que você aprendeu desde pequeno, aquilo que você acredita. Isso mostra que a verdade absoluta simplesmente não existe! Porque bastaria você ter nascido em outra região ou época, ou simplesmente com outra família, ou em outro bairro ou cidade, para que você aprendesse coisas completamente diferentes e as defendesse assim como você faz hoje. Logo não faz sentido tomar o que você aprendeu como verdade absoluta, e ser ignorante ao ponto de achar que só você é o correto, só a religião que você segue é a correta, só suas crenças e pensamentos são corretos, condenando muitas vezes ao fogo eterno todos aqueles que não sigam e não acreditam nas mesmas coisas que você, pois pensando assim você esta afirmando que, se tivesse nascido em outro lugar ou época, também estaria condenado ao fogo eterno.

Sorte sua? Azar das outras pessoas? Ou seria o contrário? Ou isso tudo é apenas uma questão de se pensar, de questionar tudo, inclusive aquilo que você acredita ser o correto, desde pequeno? De deixar o orgulho de lado, abrir um pouco mais sua cabeça e enxergar um pouco mais o outro lado da moeda? Não... O texto ainda não acabou.

E o tempo todo fazemos isso, mesmo sem perceber. Em vez de pensarmos, criarmos nossas próprias opiniões, estudarmos e conhecermos mais para que possamos formar opiniões e pensamentos mais corretos, nós deixamos que pensem por nós, seguimos opiniões de outras pessoas, generalizando e acreditando serem erradas doutrinas, linhagens de pensamentos, outras opiniões e culturas, sem ao menos conhecê-las e entendê-las, apenas por serem diferentes. Deixamos, quase sempre, que nossa cabeça seja dominada, criada e moldada por nossos pais, por nossa família, ídolos, pessoas influentes, sociedade, culturas... Mas menos por nós mesmos, caracterizando assim uma sociedade cada vez mais preconceituosa e hipócrita, composta por um rebanho massivo de acéfalos cada vez menos questionadores e mais facilmente manipuláveis, favorecendo a minoria governante, que comemora à medida que ficamos mais e mais ignorantes e submissos às suas vontades.

Por fim, a arte de pensar se caracteriza por uma longa batalha, a qual começamos perdendo, desde crianças, ingerindo substâncias nocivas ao nosso cérebro e ao mesmo tempo recebendo incontáveis informações que criam e definem nossos pensamentos antes mesmo que tenhamos condições de decidir se é dessa forma que realmente devemos pensar. Porém, a partir do momento que estivermos aptos, é nosso dever entrar nessa luta, nos forçando a questionar tudo, revendo nossos valores e pensamentos, eliminando preconceitos, estudando e conhecendo mais, criando nossa própria linhagem de pensamento, nossas próprias opiniões, construindo nossa cabeça, pensando autonomamente, mas não só em si, pensando também coletivamente, virando o jogo e finalmente vencendo essa batalha, contra tudo e contra todos, mostrando pra eles quem realmente é o dono de nossa mente e de nossos pensamentos, servindo de exemplo e mostrando pra todo esse rebanho O OUTRO LADO DA MOEDA.

2 comentários:

  1. As pessoas são tão acostumadas a aceitar as coisas que lhe são impostas, que quando contestamos algo como a bíblia, por exemplo as pessoas tendem a ficarem nervosas e chegam a se exaltar, porque sentem que estamos indo contra o que é real, mas o que é real? por que um texto está escrito na bíblia tem que ser verdade e devemos acreditar sem poder jamais, em hipótese alguma pensar diferente daquilo. Realmente oque falta hoje em dia é pensar, vejo isso todos os dias, e olha que tem coisas que nem precisa entender muito do assunto pra saber se é ou não verdade. Gostei muito do seu texto Gu, muito boas as suas dicas!! Sucesso com seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gustavo! Muito bom mesmo! Acontece que as pessoas são alienadas e a alienação está em tudo, numa opinião de um amigo, num conselho de pai ou mãe, no que a mídia fala e no que a sociedade impõe. Outra coisa que impede a gente de pensar é o tédio. Ninguém gosta de ficar "entediado", por isso a gente está sempre buscando algo pra fazer, como assistir tv, jogar video-game, usar o computador, etc.. A consequência é que não sobra tempo para pensar! Tem gente que passa o dia inteiro cheio de tarefas pra fazer e não para pra refletir em nada! Enfim, tudo que eu penso sobre o assunto vc expressou no texto e muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir